Desafios para as Empresas de Porte Médio

Períodos de alta competitividade ou dificuldades em alguns setores da economia trazem consigo uma grande motivação para que as empresas de todos os portes gerenciem suas operações e finanças mais eficientemente que nunca e que se adaptem a novas realidades. Mudanças históricas nos drivers de custos, as taxas cambiais e os novos entrantes de mercado com seus preços altamente competitivos, fornecem amplas evidências da necessidade que temos para nos adaptar a parâmetros flutuantes.

Enquanto uma economia dinâmica e altamente competitiva apresenta desafios até mesmo para grandes corporações, ela pode representar uma época especialmente difícil para empresas de porte médio. Tais companhias têm a mesma necessidade de gerenciamento de desempenho das empresas maiores, mas, ao deparar-se com produtos concebidos fora do Brasil, os gestores são apresentados a custos proibitivos. Deixando as taxas de licenciamento de lado, o custo total de propriedade, que inclui instalação, custos de tecnologia da informação (TI) para servidores, utilização, atualizações de software e manutenção pode chegar a centenas de milhares de dólares rapidamente.

Ter acesso a uma boa solução de CPM, investindo uma fração do valor gasto pelas grandes corporações, vai ampliar a competitividade da empresa de médio porte através de um gerenciamento dos seus processos nos mesmos nos mesmos moldes das melhores empresas do mercado.

Dentro deste contexto, é muito importante que sejam atacados somente um grupo limitado de processos, especialmente aqueles que são determinantes para o desempenho da organização. São eles: Formulação da Estratégia, Definição de Metas, Planning, Budgeting e Forecast. De longe, os processos de Planning, Budgeting e Forecast são os mais desafiadores, pois são aqueles que demandam mais esforço e que envolvem a maior quantidade de colaboradores da empresa.

Acerca Antonio Dutra Jr

Antonio Dutra Júnior nació en Porto Alegre-RS, Brasil. Ha trabajado en el desarrollo de software, fue entrenador, analista de sistemas, consultor de negocios y CIO. En la actualidad es Vicepresidente de Sysphera.

Leave a comment